Confesso que não tenho tido grande tema para escrever nestes últimos dias... não que o blog tenha ascendido a uma obrigação, mas penso que é mais interessante ter um espaço actualizado frequentemente do que o oposto. Segunda-feira tinha pensado não escrever uma vez mais sobre futebol (como já me disseram que falo muito deste tema)... hoje vou escrever então sobre futebol.
32º título nacional para o clube com mais sócios do mundo. Exactamente. Nem Real Madrid, nem Manchester United, nem Barcelona... o Benfica é o clube com mais sócios do mundo. Saúdo já o presidente Luís Filipe Vieira que não faz por menos e eleva a fasquia para 300.000 sócios.
Ora o que fica desta época? O futebol praticado pelo Benfica.
Tudo o que venha posterior a este facto é puramente especulativo e facilmente se arruma na categoria de mau perder. Se tiver de destacar a grande decepção da época, elejo sem qualquer tipo de dúvida o Sporting. O Sporting Clube de Portugal andou a reboque estes últimos anos da inexistência de equipas competitivas e adorou ser o melhor dos últimos. O problema foi que tanto o Benfica, como o Sporting de Braga são clubes que querem mais e melhor e trabalharam para isso. Com a pontuação que Benfica e Braga tiveram este ano, já ouvi dizer que tinham sido campeões nos últimos 10 anos... como disse, não estou certo que seja a verdade, mas desconfio que sim. Com o Sporting, pela negativa, reservo também um lugar para Carlos Carvalhal. Grande, grande desilusão. Vinha a acompanhar o trabalho deste treinador em clubes como o Vitória de Setúbal que trouxe de novo ao escalão principal, com o Belenenses quando fez uma grande época, no Marítimo onde foi o único clube que conseguiu pontuar no estádio da Luz este ano e eis que chega a um grande e espalhou-se ao comprido. Já que falo no Sporting quero aproveitar para adicionar a esta equipa de perdedores o comentador desportivo afecto ao Sporting, Rui Oliveira e Costa. As previsões deste grande conhecedor de futebol para este ano eram as seguintes: 1º lugar Sporting, 2º Porto, 3º Braga e por último Benfica... feitas as contas, parabéns ao Rui Oliveira e Costa por ser tão esclarecido e seguro nos seus comentários.
Dizer que o Braga perdeu o título na secretaria também não faz qualquer sentido, salvo a excepção se a intenção era antecipar a visita do Papa para conseguir o milagre do campeonato. Fora isso não vejo porquê pensar-se que alguma vez o título estivesse em dúvida para aquela que foi a melhor equipa em campo este ano.
Altura agora para férias no que refere à competição nacional e vem aí o Mundial de Futebol. Ontem foram dados a conhecer os eleitos de Carlos Queiroz para a África do Sul. Da lista a principal ausência é mesmo João Moutinho. Estou de acordo com o Dr. Eduardo Barroso que ontem na tvi24 estava descontente com esse facto. Tentou depois estender o descontentamento para com a ausência de Rui Patrício mas é nessa altura que temos de perceber que à que chamar de novo o Dr. à razão... Rui Patrício claramente não está nos primeiros 3 guarda-redes nacionais... O Moreira que não joga no Benfica, mesmo com os problemas nos joelhos, é melhor que Rui Patrício sem qualquer esforço. Depois temos os típicos casos... a chamada de Ricardo Costa? Zé Castro? Rolando? Duda? Enfim... vamos ver.
A fechar, deixar público que ainda tenho uma réstia de esperança que Cristiano Ronaldo se sagre campeão já na primeira época em Espanha e claro que espero que o Inter de José Mourinho some à Taça de Itália o campeonato e a liga dos campeões.
Saudações Benfiquistas.