6.16.2010

Vuvuzelas - 2º Episódio

Tenho ouvido muita gente a debater sobre as vuvuzelas e até agora a única pessoa que ouvi defender a sua existência/importância foi um profissional da publicidade que ouvi no outro dia na televisão - peço desculpa por não referir o nome, mas não fixei. Fazia então a sugestão de ser importante olhar para a vuvuzela como parte do entendimento dos africanos do que é o ambiente de festa no futebol.
Disse também que toda esta contestação lhe parecia errada pois estávamos a olhar para o fenómeno segundo cânones europeus e dizer que aquilo é mau, não era mais que impor aquilo que para nós é normal num ambiente e numa realidade completamente diferentes.
Ontem descobri uma coisa que possivelmente muitos de vós não têm conhecimento e parece-me caricato e oportuno de vos dar conhecimento. Calhou estar em viagem perto do final do jogo Brasil - Coreia do Norte e como sabia que a TSF ia fazer o relato não só de Portugal mas também do outro jogo do grupo, resolvi sintonizar na referida estação para seguir o final do jogo. E agora é que vem a parte interessante... ligado o rádio, já com o locutor a falar, estranhei logo não ouvir dentro do meu carro o enxame de vuvuzelas e pensei que estava a presenciar um excelente trabalho do técnico de som... mas não. Porque para além da voz dele, consegui ouvir cânticos... o que dada a realidade é impossível. Até no jogo de Inglaterra não se conseguiu ouvir os cânticos de apoio à selecção... mais estranho ainda foi perceber que os cânticos que estava a ouvir eram muito parecidos aos que se ouve por toda a época da liga nacional de futebol e não fosse o estranho caso do técnico de som ser realmente bom e ter descoberto na África do sul um grupo de benfiquistas na bancada, diria que estava a ouvir um relato com ambiente fabricado... como sabem não sou adepto das vuvuzelas, mas esta solução da TSF também não me parece ser uma contribuição positiva. Adulterar o ambiente? Onde num lance de perigo nem há reacção dos supostos adeptos entusiastas que não param de cantar? Isso não é mais do que o riso enlatado muito em voga nas sérias americanas que até conseguiram passar a ideia que series como "Dharma and Greg" tinham piada...

Sem comentários: